Acolhemos os saberes e as práticas dos povos floresta com iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e territorial na porção norte da BR 319.
Promover o desenvolvimento territorial e integral das populações na área de influência do trecho norte da BR-319, no Estado do Amazonas, promovendo ações que visam a melhoria da qualidade de vida, a garantia de direitos, a sustentabilidade e a conservação ambiental.
Ser referência regional na implementação de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade de vida das populações, tendo como princípios a sustentabilidade e a conservação ambiental.
A Casa do Rio é uma organização sem fins lucrativos que acolhe os saberes e as práticas dos povos floresta com iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e territorial sustentável, estimulando o protagonismo, valorizando a relevância da mulher, do jovem, a proteção da 1a infância e o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica, por meio da construção participativa, de uma educação integral de qualidade e a conservação da biodiversidade, por meio da bioeconomia.
A Casa do Rio surgiu informalmente em 2011, com atividades voltadas para educação de base, visando suprir a ausência de ensino formal para os jovens do rio Tupana, no Careiro (AM). No decorrer dos anos, à medida que surgiam novos desafios, diversificamos nossas atividades e ampliamos nossa atuação para a sede do Careiro Castanho/AM, chamado de Centro dos Saberes e comunidades do entorno, abrangendo o trecho norte da rodovia BR 319.
Diante dos novos desafios, a Casa do Rio foi oficialmente fundada em 2014 e, a partir deste marco, vem ampliando as formações, capacitações e oficinas que visam o desenvolvimento, a garantia de direitos, a formação de lideranças, o estímulo ao protagonismo, ao empreendedorismo, à conservação ambiental e à sustentabilidade, e em 2022 estamos impulsionando a criação de uma Rede da 1ª Infância em Careiro visando qualificar os serviços junto a esta faixa etária de fundamental importância para o desenvolvimento infantil.
Estimulamos a formação e o fortalecimento de redes e coletivos de jovens por meio da Rádio Floresta, de mulheres por meio do Empreendedorismo Feminino e da Agenda 2030 e da Rede de Artesanato, agricultores familiares por meio da Escola Itinerante de Agroecologia e a comunidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu apoiando a construção da movelaria.
Tenha acesso a todos os nossos balancetes
Baixe Aqui
Tenha acesso a nosso Código de Ética e Conduta
Baixe Aqui