PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SOBRE O PLANEJAMENTO

   O planejamento estratégico da Casa do Rio tem o desafio de estimular a promoção do Desenvolvimento Sustentável na porção norte da BR 319, partindo da realidade local onde existem muitos agricultores familiares em diversos assentamentos rurais, porém com baixa assistência técnica para produção, e neste sentido a Casa do Rio desde 2017 criou a EIA – Escola Itinerante de Agroecologia que promove formações, oficinas e mutirões disseminando práticas produtivas sustentáveis.

     Outro fator de relevância nesta região é o papel que as mulheres ocupam, necessitando de apoio para conhecerem seus direitos e possibilidades de se tornarem empreendedoras, valorizando os saberes da floresta. Neste sentido, a Casa do Rio mantém importantes projetos que atuam nessas linhas de ação, o Saberes das Mulheres, Empreendedorismo Feminino e o Artezania Amazônica, revelando lideranças das comunidades no município, evidenciando o protagonismo feminino alinhado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

     Para envolver a juventude neste processo, a Casa do Rio mantém a Rádio Floresta liderada por jovens de 18 a 29 anos, sendo um dispositivo político e afetivo de contato, intercâmbio e aprendizagem coletiva, educomunicação a partir de uma frequência onde proliferam e convivem em harmonia diversas e diferentes vozes, tal qual numa floresta, ofertando diversos programa que falam da realidade local, integrando os projetos da instituição. Outra ação relevante é o Tupigá onde jovens se encontram para conversar e planejar intervenções no território ligados a arte, cultura e meio ambiente.

     E mais recentemente vem sendo criada a Rede da 1a Infância de Careiro Castanho, visto que dos 0 aos 6 anos é um período decisivo para a formação dos seres humanos e afeta todas as outras fases da vida. Estudos identificaram que déficits em habilidades socioemocionais na 1ª infância influenciam de maneira direta a qualidade das relações interpessoais e o sucesso escolar. Por isso, essa faixa etária demanda cuidados especiais, proteção e atenção, tanto por parte da família, quanto pelo poder público e pelas instituições de ensino. 

     Nosso planejamento estratégico leva em conta a história da criação das atividades e projetos no território, que surgiram a partir da escuta das comunidades onde a Casa do Rio está inserida, e neste sentido foram criados 3 eixos estruturantes, para fortalecer nossa atuação local, potencializando a criação de um território de sustentabilidade, com produção de alimentos saudáveis, mulheres empoderadas e ocupando papéis de liderança na governança local, rede de ensino de qualidade, atendendo as demandas das crianças, jovens e professores da região, juventude ativa, que valorize suas comunidades de raiz, considerando a importância dos saberes da floresta amazônica e sua importância para o equilíbrio do clima do planeta. Abaixo os objetivos dos 3 eixos estruturantes:

Desenvolvimento Institucional

Desenvolvimento Territorial

Desenvolvimento do Conhecimento

É um eixo estruturante e flexível, que inspira o cotidiano das áreas meio e fim trazendo estabilidade e equilíbrio nas ações junto aos beneficiários, tal como a quilha de uma embarcação.

Promovemos o desenvolvimento territorial sustentável, a partir de suas conexões ecoando as vozes da Floresta desta região da Amazônia, tendo a arte, a ciência, a tecnologia, a agroecologia e os saberes locais como eixos mobilizadores de transformação socioeconômica, envolvendo as mulheres, jovens, crianças e comunidades tradicionais.

Fortalecimento do conhecimento dos Saberes da Floresta, estabelecendo parcerias junto a institutos de ensino, pesquisa e extensão, para produção de informações sobre o território, além da implementação de novas tecnologias sustentáveis dentro da sede da Casa do Rio para disseminação com a comunidade.

VEJA O NOSSO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ÍNTEGRA: