Pedagogia da Floresta

     O Programa Pedagogia da Floresta estimula o “ser gente” a aprender o “ser Floresta”, pautado pela diversidade de seus povos, suas histórias, culturas e seu modo de se relacionar com o mundo. Dessa forma, pretende estabelecer uma comunidade de aprendizagem que funcione como vetor da construção de uma sociedade sustentável na Amazônia. Como premissa, todo conhecimento produzido por outros projetos da Casa do Rio deve circular pelo território, permitindo que tecnologias sociais sejam desenvolvidas, estimulando a criação de políticas públicas, a melhoria da qualidade de vida, a manutenção dos modos de vida das populações da floresta e a conservação da sociobiodiversidade da Amazônia. Neste programa são desenvolvidos projetos que visam a melhoria da qualidade da educação no território e o incentivo e estímulo de novas metodologias de ensino baseadas na valorização do saber, dos modos de vida das populações originais, da sociobiodiversidade, envolvendo nos processos educadores, comunitários, crianças, jovens e adolescentes.

ESCOLA ITINERANTE DE AGROECOLOGIA

Projeto estratégico que trabalha com sistemas agroecológicos como difusor de metodologias educacionais priorizando ações que propiciem a transformação da estrutura produtiva convencional para uma agricultura sustentável, sendo este um processo…

RÁDIO FLORESTA

A Rádio Floresta surgiu em janeiro de 2019, como um instrumento de comunicação que ecoa as vozes dos povos da floresta. Gustavo Torrezan, artista visual e educador, idealizou a rádio…

REDE DA 1ª INFÂNCIA DE CAREIRO/AM

      Criar uma Rede da 1ª Infância em Careiro Castanho/AM é uma iniciativa da Casa do Rio em parcerias com as secretarias municipais de educação, saúde e assistência…

SABERES DA MULHER

O Amazonas registra cada vez mais casos de feminicídio, entre os anos de 2021 e 2022 registrou um aumento de 61%, foram 110 casos registrados, sendo também 51 casos de…

TUPIGÁ

O projeto de jovens Tupigá surgiu no ano de 2015 com a ideia de reunir jovens, capacitá los e formá-los para assumir papéis de protagonismo na sociedade. O nome “Tupigá”…