DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Gestão por meio da efetivação do planejamento, monitoramento e avaliação dos seus projetos, consolidação das áreas administrativo-financeira e de comunicação institucional.
O Programa de Desenvolvimento Institucional da Casa do Rio, foi potencializado entre 2020 a 2024 pela participação no programa Missão em Foco do Itaú Social, que tem dois eixos orientadores: o de gestão operacional e o de gestão de pessoas. O eixo de gestão operacional nos orientou na governança, na gestão de processos e equipe por meio do monitoramento e avaliação, na comunicação, no desenvolvimento do planejamento estratégico, sustentabilidade financeira e na sucessão de lideranças. O eixo de gestão pedagógica voltado ao desenvolvimento dos projetos nas comunidades onde atuamos nos conduziu para o desenvolvimento integral e territorial, por meio de metodologias participativas, e estimulando parcerias e articulações em rede, valorizando a diversidade e potencializando a nossa legitimidade, além de nos incentivar a produção de conhecimento. Desta forma nosso barco hoje tem uma quilha para nos apoiar, constituída pelo nosso planejamento estratégico, tendo a escuta dos colaboradores e comunidade, como um processo permanente de aprimoramento interno e externo.
Sendo seu objetivo ser um eixo estruturante e flexível, que inspira o cotidiano das áreas meio e fim trazendo estabilidade e equilíbrio nas ações junto aos beneficiários, tal como a quilha de uma embarcação.
Afirmando que o Desenvolvimento Institucional de uma organização constitui-se num verdadeiro plano para melhorá-la, a partir da tomada de ações estratégicas, e para promovê-lo é necessário tecer um planejamento baseado na visão, missão e planejamento estratégico institucional, otimizando a gestão focada no aprimoramento contínuo de seus processos e resultados por meio de autoavaliação institucional, além de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe de colaboradores, também envolvidos no processo de avaliação. Ou seja, o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional traz diversos elementos para orientar de forma mais embasada a tomada de decisão dos diretores e coordenadores da instituição, melhorando seus processos e resultados de uma forma holística.
As áreas meio da instituição consistem na sua governança, modelo de gestão, administração financeira, comunicação e captação de recursos, tendo como seu maior objetivo comum manter a instituição em equilíbrio e estabilidade, trazendo continuidade, durabilidade e manutenção organizacional para que os colaboradores possam desenvolver suas ações nos territórios alcançando metas e resultados estabelecidos.
Neste sentido, a Casa do Rio optou por um modelo de gestão participativo, envolvendo diretores, coordenadores, técnicos e assistentes em momentos de planejamento e avaliação semestral institucional e dos projetos, além das reuniões semanais de gestão institucional e gestão local, visando dar apoio ao cotidiano da organização, na busca do aprimoramento técnico, bem como na utilização dos recursos.