Projeto estratégico que trabalha com sistemas agroecológicos como difusor de metodologias educacionais priorizando ações que propiciem a transformação da estrutura produtiva convencional para uma agricultura sustentável, sendo este um processo interativo entre técnicos e pessoas, valorizando o bioma da Amazônia, mediado por uma relação mútua, dialógica, de natureza pedagógica, que envolve ensino e aprendizagem a partir de valores, ideias, atitudes e saberes integrados à sustentabilidade.
O projeto tem como objetivo incentivar e fortalecer a compreensão sobre sistemas agroecológicos e agroflorestais e estimular o desenvolvimento de um território sustentável na porção norte da BR 319. Atuando em uma região onde há duas estações climáticas bem definidas, uma estação úmida, inverno, nos meses de janeiro a junho e outra seca, verão, nos meses de julho a dezembro. Essas estações relacionam-se diretamente com nossa forma de atuação, pois nem todas as comunidades possuem ramais pavimentados e isso dificulta o nosso acesso durante a estação de inverno, pois há a incidência de muitas chuvas intensas.
Nossos objetivos
Incentivar e fortalecer a compreensão sobre sistemas agroecológicos e agroflorestais, estimulando a criação de um território de desenvolvimento sustentável na porção norte da BR 319.
- Sensibilizar, envolver e mobilizar os agricultores rurais e lideranças das comunidades
- Promover diálogos e atividades sobre agroecologia
- Produzir material pedagógico educativo
- Realizar formações técnicas em agroecologia
- Estabelecer parcerias formais com instituições que promovam a agroecologia
- Criar e implantar atividades de horta agroecológica na escola
Publicações sobre o projeto
Escola Itinerante de Agroecologia no:
Paulo Ricardo – Coordenador
Camila Castro – Técnica
Endril Guimarães – Assistente