O QUE FAZEMOS

CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS

Desenvolvimento Institucional

Gestão através da efetivação do planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos, consolidação do administrativo-financeiro e de comunicação.

Bioeconomia

Refere-se ao conjunto de atividades econômicas de produção, fomento à produção, distribuição e consumo de bens e serviços provenientes de recursos da sociobiodiversidade.

Pedagogia da Floresta

Estimula o “ser gente” a aprender o “ser floresta” pautadas pela diversidade de seus povos, suas histórias, culturas e seu modo de se relacionar com o mundo.

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

     O Programa de Desenvolvimento Institucional da Casa do Rio, foi potencializado entre 2020 a 2024 pela participação no programa Missão em Foco do Itaú Social, que tem dois eixos orientadores: o de gestão operacional e o de gestão de pessoas. O eixo de gestão operacional nos orientou na governança, na gestão de processos e equipe por meio do monitoramento e avaliação, na comunicação, no desenvolvimento do planejamento estratégico, sustentabilidade financeira e na sucessão de lideranças. O eixo de gestão pedagógica voltado ao desenvolvimento dos projetos nas comunidades onde atuamos nos conduziu para o desenvolvimento integral e territorial, por meio de metodologias participativas, e estimulando parcerias e articulações em rede, valorizando a diversidade e potencializando a nossa legitimidade, além de nos incentivar a produção de conhecimento. Desta forma nosso barco hoje tem uma quilha para nos apoiar, constituída pelo nosso planejamento estratégico, tendo a escuta dos colaboradores e comunidade, como um processo permanente de aprimoramento interno e externo.

BIOECONOMIA

   Bioeconomia refere-se ao conjunto de atividades econômicas de produção, fomento à produção, distribuição e consumo de bens e serviços provenientes de recursos da sociobiodiversidade. O programa visa o desenvolvimento das cadeias da sociobiodiversidade e da agroecologia na Amazônia. Tem como objetivo promover a conservação ambiental, mitigar os efeitos da crise climática e agregar valor aos produtos. Além de valorizar as profissões da floresta e promover o desenvolvimento local, gerar renda para as famílias e garantir a segurança das populações locais. A partir deste programa propomos um território onde ser, floresta e tecnologias possam se desenvolver e conviver dentro dos princípios da sustentabilidade. Cada comunidade e território têm suas características, aptidões e potencialidades específicas para o desenvolvimento de determinada cadeia de valor, e é a partir dessa escuta e análise que criamos nossos projetos voltados para o empreendedorismo da floresta.

PEDAGOGIA DA FLORESTA

   O Programa Pedagogia da Floresta estimula o “ser gente” a aprender o “ser Floresta”, pautado pela diversidade de seus povos, suas histórias, culturas e seu modo de se relacionar com o mundo. Dessa forma, pretende estabelecer uma comunidade de aprendizagem que funcione como vetor da construção de uma sociedade sustentável na Amazônia. Como premissa, todo conhecimento produzido por outros projetos da Casa do Rio deve circular pelo território, permitindo que tecnologias sociais sejam desenvolvidas, estimulando a criação de políticas públicas, a melhoria da qualidade de vida, a manutenção dos modos de vida das populações da floresta e a conservação da sociobiodiversidade da Amazônia. Neste programa são desenvolvidos projetos que visam a melhoria da qualidade da educação no território e o incentivo e estímulo de novas metodologias de ensino baseadas na valorização do saber, dos modos de vida das populações originais, da sociobiodiversidade, envolvendo nos processos educadores, comunitários, crianças, jovens e adolescentes.