Casa do Rio apresenta Diagnóstico da Situação da Primeira
Infância 2023 de Careiro Castanho

A Casa do Rio, organização sem fins lucrativos que atua na porção norte da BR-319, na Amazônia brasileira, fez o levantamento de dados públicos de Careiro Castanho, município do Amazonas, e organizou o Diagnóstico da Situação da Primeira Infância local com apoio da Fundação Katia Francesconi. A publicação servirá de base para orientar as ações de uma Rede da Primeira Infância de Careiro Castanho, a médio e longo prazos, além de apoiar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Careiro Castanho. ACESSE AQUI O DIAGNÓSTICO

A publicação impressa será entregue para autoridades do município em 10 de abril, em evento com a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, e distribuída também para as 42 escolas de Educação Infantil de Careiro Castanho.

O diagnóstico apresenta informações sobre saúde, educação e assistência social, sempre com foco nas crianças de até seis anos e tem como propósito fundamental contribuir para a discussão coletiva sobre quais devem ser as prioridades das políticas públicas locais intersetoriais envolvendo prioritariamente as secretarias municipais das três áreas. 

A iniciativa é pioneira dentre os municípios da região. “A primeira infância é uma fase que influencia muitos aspectos da vida das pessoas. Não podemos negligenciar as crianças de zero a seis anos”, diz Mônica Borba, diretora executiva da Casa do Rio. As três grandes questões identificadas durante o levantamento de dados são: alto índice de gravidez na adolescência, ausência de pré-natal específico para essa faixa etária e abuso sexual de crianças pequenas.