A Rede da 1ª Infância do município de Careiro Castanho é uma iniciativa da Casa do Rio, e no 1º semestre
de 2023 fez um levantamento em 11 escolas, das 42 que tem Educação Infantil, sendo 4 em área urbana e 7
em áreas rurais que atendem crianças de 2 anos a 6 anos para compreender a realidade local e verificar as
principais necessidades e, contribuir para adequação da infraestrutura e materiais educativos para as escolas
de educação infantil promovendo bem-estar das crianças.
No início do mês de agosto de 2023, foram realizadas doações de trocadores de fraldas, apitos que imitam o
som dos animais, livros nas seguintes temáticas (Cuidar bem das crianças, A morte da Lagarta, Emicida
Amoras, Olga descobre a democracia, De onde vêm os bebês, Meu corpinho é só meu, Sinfonia da
Amazônia, Folclore Brasileiro, Lá no meu Quintal, Uga Kaká Werá Jecupé, Aprendendo com os bichos –
Yoga para crianças, Eu medito e me conheço, Boniteza silvestre, Rimas da Floresta, Exercícios de ser
criança, Tapajós e o Livro das virtudes), ferramentas para horta agroecológica, material elétrico e de pintura,
para 3 escolas: Escola Municipal Igapó Açu na RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável, CMEI São
Francisco na sede do município do Careiro e Escola Municipal José Salvador Braga no Distrito do Araçá.
Imagem 1: Apresentação dos livros por Kátia Francesconi – Fonte: Alexandre Virgílio
Imagem 2: Doações Escola José Salvador Braga – Fonte: Alexandre Virgílio
Imagem 3: Katia Francesconi e Monica Borba, apresentando dos apitos que imitam som dos animais – Fonte: Thiago Maduro
Neste momento tivemos a ilustre presença de Katia Francesconi financiadora da Rede da 1ª Infância de Careiro, que veio conhecer nossa realidade e verificar as ações educativas realizadas nas escolas a partir das oficinas realizadas no 1º Encontro de Formação Pedagogia da Floresta em Careiro Castanho/AM, destacando-se a prática da Yoga e da Alimentação Saudável.
Imagem 4: Prática de Yoga com Katia Francesconi – Fonte: Alexandre Virgílio
Nessa perspectiva de apoiar as escolas de Educação Infantil, foi implementada uma horta agroecológica e uma composteira no CMEI São Francisco, com o objetivo de promover educação ambiental para as crianças pequenas para que aprendam noções básicas de agrofloresta, ecologia e nutrição além da formação de educadores/as e funcionários/as aproximando-os dos elementos da natureza. Desta forma estamos estimulando a inserção dessa prática aos conteúdos da educação infantil, relacionando o plantio e manutenção da horta com a alimentação saudável. A ideia é que as hortas produzam também os alimentos que são usados no preparo das merendas das crianças, sendo esta ação desenvolvida pela Escola Itinerante de Agroecologia (EIA) outro projeto da Casa do Rio.
O Coordenador da EIA Paulo Ricardo fala da importância da horta na escola “Eu enxergo nas crianças a chave para um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. Através da implantação dessa horta mandala na Escola de Educação Infantil São Francisco, podemos difundir os conceitos da agroecologia, utilizando atividades lúdicas, apresentando o primeiro contato da mão na terra e nas sementes para as crianças. Além desses benefícios, podemos proporcionar para elas uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, fortalecendo e conscientizando as mesmas sobre as questões ambientais”.
Imagem 6: Horta Agroecológica no CMEI São Francisco – Fonte: Thiago Maduro
“A iniciativa da Casa do Rio com projeto da 1ª infância veio para beneficiar as crianças que não tem um espaço adequado para que possam desfrutar da aprendizagem, essa doação de tinta e material elétrico vai tornar o espaço da escola mas iluminado, colorido e revigorante. Agradeço a Casa do Rio por essa iniciativa que beneficia as crianças da primeira infância e toda a comunidade” Angleice Batista – Gestora da Escola Municipal Igapó Açu – RDS.
Em nome da Instituição de ensino CMEI SÃO FRANCISCO eu Elisangela Maia de Almeida represente legal venho agradecer e ressaltar a importância das ações que a equipe da Casa do Rio vem realizando no espaço escolar. Ações está que, vem somando nossas práticas pedagógicas e fortalecimento o desenvolvimento integral de nossas crianças.
Imagem 4: Doações CMEI São Francisco – Fonte: Thiago Maduro
No mês de setembro a Creche Deuza Maria, CEI Bom Pastor e CMEI Raimunda Villar também irão receber doações conforme demandas, além de livros, colchonetes para a prática de yoga e brinquedos adequados as crianças da Educação Infantil.